navcontainer { background: #E4E0E0; /*Edite a cor de fundo*/ width: 200px; margin: 0 auto; padding: 1em 0; font-family: georgia, serif; font-size: 13px; text-align: center; text-transform: capitalize; } ul#navlist { text-align: center; list-style: none; padding: 0; margin: 0 auto; width: 90%; } ul#navlist li { display: block; margin: 0; padding: 0; } ul#navlist li a { display: block; width: 190px; padding: 0.5em 0 0.5em 2em; border-width: 1px; border-color: ##EE0000 #EE0000 ##EE0000 ##EE0000; border-style: solid; color: #000000; text-decoration: none; background: #FFFFFF; /*Edite a cor de fundo*/ } #navcontainer>ul#navlist li a { width: auto; } ul#navlist li#active a { background: #FFFFFF; /*Edite a cor de fundo*/ color: #000000; } ul#navlist li a:hover, ul#navlist li#active a:hover { color: #000; background: transparent; border-color: #000000 #fff #fff #ccc; } -->

Quem sou eu ?

Minha foto
Sou uma pessoa grata a Jesus por ter me salvado, e resgatado a alegria familiar,grata a Deus por ter curado meu filho de um tumor na coluna lhe restaurando completamente, e dando a ele um lindo ministério (louvor), grata a Deus por ter me dado um esposo maravilhoso, amigo, amante, pastor e conselheiro, grata a Deus por fazer a obra Dele na igreja O Brasil para Cristo que me aceitou com todos os meus problemas e defeitos, me dando a chance de ser aperfeiçoada por Deus, enfim, grata a Deus por tudo, pela familia, parentes, amigos... se sou o que sou é por que Deus me amou primeiro...

Meu esposo Pastor Fábio Oliveira e Silva e meu filho Rodrigo Barioni

Estudo sobre a Páscoa 2


A PASCOA NO ANTIGO TESTAMENTO
CADA FAMÍLIA DEVIA ESCOLHER UM CORDEIRO
OU UM CABRITO SADIO, DE UM ANO.
ELE ERA LEVADO PARA DENTRO DE CASA
NO DIA 10 DO MÊS DE ABIBE E MANTIDO ALI ATÉ O DIA 14,
E ENTÃO ERA ABATIDO E SEU SANGUE ERA ESPARRINHADO COM UM RAMO DE HISSOPO NAS OMBREIRAS E NAS VERGAS DAS PORTAS DA CASA EM QUE O COMERIAM
(NÃO NA SOLEIRA DA PORTA, ONDE O SANGUE SERIA PISADO).
O CORDEIRO (OU CABRITO) ERA ABATIDO, ESFOLADO, SUAS PARTES INTERNAS ERAM LIMPAS E RECOLOCADAS NO LUGAR,
E ELE ENTÃO ERA ASSADO INTEIRO, BEM PASSADO,
SEM QUE SE LHE QUEBRASSE NENHUM OSSO. (2CR 35:11; NÚM 9:12)
SE A FAMÍLIA FOSSE PEQUENA DEMAIS PARA CONSUMIR O ANIMAL INTEIRO, ENTÃO DEVIA SER PARTILHADO COM UMA FAMÍLIA VIZINHA E COMIDO NAQUELA MESMA NOITE.
QUAISQUER SOBRAS DEVIAM SER QUEIMADAS
ANTES DO AMANHECER. (ÊX 12:10; 34:25)
ERA COMIDO COM PÃES NÃO FERMENTADOS,
“O PÃO DE TRIBULAÇÃO”, E COM ERVAS AMARGAS,
POIS A VIDA DELES FORA AMARGA NA ESCRAVIDÃO
— ÊX 1:14; 12:1-11, 29, 34; DEUT 16:3.
HÁ PESSOAS QUE CELEBRAM OU PARTICIPAM DESSE TIPO DE FESTA E, NEM AO MENOS SABEM O SEU REAL SIGNIFICADO,
UMA PESQUISA REALIZADA NA GRÃ-BRETANHA REVELOU QUE 1 EM CADA 3 BRITÂNICOS DESCONHECE A RAZÃO DA PÁSCOA.
CONTUDO, NA GRÃ-BRETANHA, COMO NA MAIORIA DOS PAÍSES DO MUNDO, A PÁSCOA CONTINUA SENDO A MAIS IMPORTANTE CELEBRAÇÃO DA CRISTANDADE.

QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE NÃO SOU CONTRA O COMER CHOCOLATE, MUITO MENOS DAR DE PRESENTE A ALGUÉM,
A MINHA REAL PREOCUPAÇÃO ESTÁ NO FATO DE QUE ESSA FESTA
TEM OFUSCADO O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA
NO CORAÇÃO DE MUITOS, ATÉ MESMO ENTRE AQUELES QUE REIVINDICAM SER “CRISTÃOS.”
MESMO POR QUE SE FOSSEMOS DAR UM SÍMBOLO A PÁSCOA,
SERIA UM CORDEIRO, CABRITO, E NÃO UM COELHO. NÃO É NOVIDADE NÓS VERMOS QUE MUITAS PRÁTICAS DO PAGANISMO ESTÃO SENDO INCORPORADAS NO SEIO DA IGREJA, E QUE ATÉ MESMO MUITAS DOUTRINAS DE IGREJAS TEM SUA ORIGEM NO PAGANISMO.
UM EXEMPLO CLARO DISSO É: O NATAL, QUANTOS NÃO ACREDITAM QUE JESUS NASCEU EM 25 DE DEZEMBRO?
É ASSUSTADOR O NÚMERO DE PASTORES QUE ENSINAM ISSO EM SUAS IGREJAS; ATÉ MESMO ALGUNS LÍDERES ORNAMENTAM SUAS IGREJAS COM PINHEIRO, GRINALDA, PRESÉPIO E ETC.ACHANDO SER ESSA A VERDADEIRA DATA DO NASCIMENTO DO SALVADOR,
QUANTA BOBAGEM!
O PIOR DE TUDO É QUE NA MAIORIA DOS CASOS SÃO PESSOAS ATÉ INSTRUÍDAS E CULTAS, SE ESTIVÉSSEMOS LIDANDO COM PESSOAS LEIGAS E, NEÓFITOS ( NOVO CONVERTIDO) – SERIA ATÉ PERDOÁVEL, MAS NÃO É ESSE CASO, E, NEM DEVERIA SER, POIS ACREDITO QUE UM LÍDER (PASTOR, BISPO)
DEVE SER NECESSARIAMENTE MESTRE, DEVE ESTAR PRONTO A ENSINAR, DO CONTRARIO NEM DEVERIA OCUPAR TAL POSIÇÃO.TRIBUNA DE IGREJA NÃO É UM ESTÁGIO DE EXPERIÊNCIA POR ONDE PESSOAS PASSAM PARA SABER SE ESTÃO APTAS OU NÃO, PARA EFETUAR O MINISTÉRIO.
INFELIZMENTE É ISSO QUE NÓS TEMOS VISTO ULTIMAMENTE, É LAMENTÁVEL SABER QUE A “IGREJA DE JESUS” TEM CAMINHADO EM DIREÇÃO AO PAGANISMO, E MUITOS TEM SE CONFORMADO COM ESSA SITUAÇÃO. MAS TAMBÉM É DIGNO DE NOTA,
DIZERMOS QUE DEUS TEM ESPALHADOS POR TODO O MUNDO AQUELES QUE NÃO SUCUMBIRAM FACE AO PAGANISMO.
A BÍBLIA NOS ADVERTE EM 2 COR 6:14-18: “NÃO VOS SUJEITEIS AO MESMO JULGO COM OS INFIÉIS. PORQUE QUE UNIÃO PODE HAVER ENTRE A JUSTIÇA E A INIQÜIDADE? OU QUE SOCIEDADE ENTRE A LUZ E AS TREVAS? E QUE CONCÓRDIA ENTRE CRISTO E BELIAL? OU QUE DE COMUM ENTRE O FIEL E O INFIEL? E QUE RELAÇÃO ENTRE O TEMPLO DE DEUS E OS ÍDOLOS? PORQUE VÓS SOIS O TEMPLO DE DEUS VIVO, COMO DEUS DIZ: EU HABITAREI NELES, E ANDAREI ENTRE ELES, E SEREI O SEU DEUS; E ELES SERÃO O MEU POVO.
PORTANTO SAÍ DO MEIO DELE, E SEPARAI-VOS, DIZ O SENHOR, E NÃO TOQUEIS O QUE É IMPURO; E EU VOS RECEBEREI E SEREI VOSSO PAI, E VÓS SEREIS MEUS FILHOS E MINHAS FILHAS,
DIZ O SENHOR TODO-PODEROSO.” O NOSSO APELO NESTE SINGELO ESTUDO SOBRE A PÁSCOA, É PARA QUE POSSAMOS VOLTAR AS ORIGENS E, QUE POSSAMOS CELEBRAR A PÁSCOA DO SENHOR, DESPROVIDA DE QUALQUER TIPO DE RECEIO E, SENSO DE INFERIORIDADE EM RELAÇÃO AO PAGANISMO, MESMO POR QUE A PÁSCOA CRISTÃ NADA TEM A VER COM A PÁSCOA QUE TEM SIDO CELEBRADA NOS DIAS DE HOJE.
UMA DAS HISTÓRIA DO COELHO E DOS OVOS DE PÁSCOA .
NOS ESTADOS UNIDOS A CAÇA AOS OVOS NA CASA BRANCA, SEMPRE À SEGUNDA-FEIRA. É UMA TRADIÇÃO DESDE 1876, QUANDO AS CRIANÇAS DA FAMÍLIA DO ENTÃO PRESIDENTE ANDREW JOHNSON RESOLVERAM ESCONDER OS OVOS DA PÁSCOA NOS JARDINS DO CAPITÓLIO. MAIS TARDE, O COSTUME TRANSFERIU-SE PARA A CASA BRANCA.TAL COMO O OVO, O COELHO TAMBÉM ERA TIDO COMO
UM SÍMBOLO DE FERTILIDADE.
ANTES DO CRISTIANISMO.NO SÉCULO XVI, OS ALEMÃES E OS SUÍÇOS ADOTARAM O PEQUENO MAMÍFERO COMO ÍCONE DA PÁSCOA. O COELHO PASSOU A SER O RESPONSÁVEL POR ESCONDER OS OVOS COLORIDOS.
NO SÉCULO XIX, APARECERAM OS PRIMEIROS COELHOS DE AÇÚCAR E CHOCOLATE, QUE FAZIAM AS DELÍCIAS ÀS CRIANÇAS. COLONOS ALEMÃES LEVARAM O SÍMBOLO DO COELHO PARA OS ESTADOS UNIDOS,
NO INÍCIO DO SÉCULO XVIII.OS FABRICANTES DE CHOCOLATES ADOTARAM-NO COMO IMAGEM PROMOCIONAL E ACABARAM POR SER RESPONSÁVEIS PELA PROPAGAÇÃO DO SÍMBOLO PELO MUNDO INTEIRO.
A PÁSCOA, NÃO É SOMENTE PARA OS JUDEUS, COMO UM MARCO QUE RELEMBRAVA A PASSAGEM DO ANJO DESTRUIDOR PELA TERRA DO EGITO, E DE COMO OS HEBREUS FORAM POUPADOS, MEDIANTE O SANGUE DO CORDEIRO QUE ERA ASPERGIDO NAS VERGAS E, OMBREIRAS DAS PORTAS.
OBSERVA-SE QUE A PÁSCOA CELEBRADA NO A.T. NÃO É A MESMA CELEBRADA NO CONTEXTO NEOTESTAMENTÁRIO, ONDE JESUS EM VEZ DE CELEBRAR TODA CERIMÔNIA RITUALÍSTICA DA PÁSCOA VOLTADA A TRADIÇÃO JUDAICA, ELE SIMPLESMENTE A SUBSTITUI POR ORDENANÇA DA CEIA, QUE SERIA FEITA EM SUA MEMÓRIA. VEJA O QUE NOS DIZ A BIOGRAFIA DE JESUS SEGUNDO ESCREVEU LUCAS: “E, TOMANDO O PÃO E HAVENDO DADO GRAÇAS, PARTIU-O E DEU-LHO, DIZENDO: ISTO É O MEU CORPO, QUE POR VÓS É DADO; FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM.
(LC 22:19)”.ESTE MEMORIAL ESTABELECIDO POR JESUS, É UM MARCO QUE REGISTRA UM IMPORTANTE ACONTECIMENTO HISTÓRICO.
ELE COMO CORDEIRO SERIA IMOLADO. A PARTIR DALI ELE SERIA NOSSA PÁSCOA,
E NINGUÉM MAIS PRECISARIA SACRIFICAR UM ANIMAL COMO ACONTECIA NOS RITUAIS DO ANTIGO TESTAMENTO.
A PÁSCOA CELEBRADA PELOS JUDEUS, É A MESMA CELEBRADA PELOS CRISTÃOS ? A DIFERENÇA É APENAS INTERMEDIÁRIA ENTRE OS DOIS TESTAMENTOS? OU, A RELAÇÃO EXISTE APENAS NA ETIMOLOGIA DA PALAVRA? ANTES DE VERIFICARMOS A ASSOCIAÇÃO QUE JESUS FEZ COM A PÁSCOA EM RELAÇÃO À CEIA, VEREMOS QUE A PÁSCOA CRISTÃ NÃO É A MESMA PÁSCOA DOS JUDEUS. EMBORA EM ESSÊNCIA AMBAS SIGNIFIQUEM “PASSAGEM” OU SEJA NUM SENTIDO MAIS ETIMOLÓGICO, E NEM TANTO PRÁTICO.“NAS IGREJAS CRISTÃS, A FESTA DA PÁSCOA SUBSTITUI A PÁSCOA JUDAICA, MODIFICANDO SEU SENTIDO”.
A FESTA JUDAICA COMEMORA OS ACONTECIMENTOS EM TORNO DA PASSAGEM DO MAR VERMELHO PELOS HEBREUS, QUER DIZER, SUA LIBERTAÇÃO DA
ESCRAVIDÃO NO EGITO.
AO PASSO QUE OS CRISTÃOS CELEBRAM A PASSAGEM DA MORTE À VIDA
COM A RESSURREIÇÃO DE CRISTO.
”EM LUCAS (22:7-8,14,19,20), JESUS INSTITUI A CEIA CRISTÃ COMO UMA REFERÊNCIA DIRETA À PÁSCOA. “CHEGOU, PORÉM, O DIA DA FESTA DOS PÃES ASMOS, EM QUE IMPORTAVA SACRIFICAR A PÁSCOA.
E MANDOU A PEDRO E A JOÃO, DIZENDO: IDE, PREPARAI-NOS A PÁSCOA, PARA QUE COMAMOS. E CHEGADA À HORA, PÔS-SE À MESA, E, COM ELE, OS DOZE APÓSTOLOS.
E, TOMANDO O PÃO E HAVENDO DADO GRAÇAS, PARTIU-O E DEU-LHO, DIZENDO:
ISTO É O MEU CORPO, QUE POR VÓS É DADO; FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM. SEMELHANTEMENTE, TOMOU O CÁLICE, DEPOIS DA CEIA, DIZENDO: ESTE CÁLICE É O NOVO TESTAMENTO NO MEU SANGUE QUE É DERRAMADO POR VÓS.”
DE ACORDO COM O TEXTO CITADO VEMOS QUE JESUS RELACIONA O DIA DOS PÃES ASMOS E A COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA COM A CELEBRAÇÃO DA CEIA. A CEIA DO SENHOR É A MELHOR CELEBRAÇÃO QUE REMEMORA A PÁSCOA,
ISTO É A MORTE DE CRISTO.
A PÁSCOA DO SENHOR É LEMBRADA QUANDO OS CRISTÃOS SE REÚNEM DE FORMA SINGULAR PARA COMER A CEIA DO SENHOR.
O NOSSO SINCERO APELO É PARA QUE POSSAMOS CELEBRAR A PÁSCOA DO SENHOR COM SINCERIDADE DE CORAÇÃO SEM O FERMENTO DO PECADO QUE TÃO DE PERTO NOS PERSEGUE, E QUE O COMER OVOS DE CHOCOLATE , NÃO SEJA PRA VC. A ÚNICA COISA IMPORTANTE NESTA PASCOA. ATENTEMOS POIS AS PALAVRAS DO APÓSTOLO DOS GENTIOS QUE DIZ: “PURIFIQUEM-SE DO VELHO FERMENTO, PARA SEREM MASSA NOVA, JÁ QUE VOCÊS SÃO SEM FERMENTO.
DE FATO, CRISTO, NOSSA PÁSCOA FOI IMOLADO. PORTANTO, CELEBREMOS A FESTA, NÃO COM O VELHO FERMENTO, NEM COM FERMENTO DE MALÍCIA E PERVERSIDADE, MAS COM PÃES SEM FERMENTO, ISTO É, NA SINCERIDADE E NA VERDADE.”
QUERIDOS IRMÃO PENSE NISSO....

Um comentário:

PR VANDERLEI 1ª IGREJA BATISTA DO GARÇAS disse...

DEUS CONTINUE TE USANDO NA PROPAGAÇÃO DE SUA VERDADE

Postar um comentário